Importância do custo da alimentação
O custo da alimentação têm um peso muito grande no custo total da produção de leite. Aqui no Sítio do Cedro nós objetivamos que aproximadamente 50% de toda a alimentação venha do pasto. O grupo 2 do nosso gado, por exemplo, pasta num piquete de Tifton 85. Esse é um capim que é tratado como se fosse uma lavoura, para que a gente obtenha o máximo de produtividade. Nós temos um rigoroso acompanhamento!
Aqui no Sítio do Cedro nós também medimos a altura do piquete antes e depois do gado entrar. Assim podemos fazer um acompanhamento certeiro do que foi consumido. Além disso, este capim tem qualidade e está muito bem adaptado às nossas condições.
Produção de milho
Adicionalmente à utilização dessa pastagem (que é rigorosamente controlada) nós temos também a produção de silagem de milho. Em nossa fazenda temos aproximadamente 20 hectares de milho. Isso mesmo, 20 hectares! Pode ser que você esteja se perguntando: Mas qual é a diferença deste milho? Porque ele está sendo produzindo bastante?
Ele está produzindo bastante porque durante a fase do inverno nós mantemos parte do gado semi confinado e todo o esterco produzido é recolhido, misturado com palha de café e também outros adubos, e nós formamos um composto que retorna para a produção de milho. Estes 20 hectares receberam em torno de 150 toneladas de adubo orgânico, o que permite que nós tenhamos uma produtividade de em torno de 65 toneladas de silagem por hectare.
—-
E aí, gostou do post de hoje? Espero que tenha aprendido um pouco mais sobre a importância do custo da alimentação. Aproveite e confira este conteúdo também pelo Youtube
Comentários